sexta-feira, 4 de abril de 2014

Terceirão!!
Dia do Pijama!!!

Um comentário:

  1. As imagens não traduzem somente o momento capturado, elas movimentam nossas lembranças, vivificam nossa existência, levando-nos a várias relações que vivemos. Fui aluno do Pilar entre 1984 a 1988. Foi meu melhor tempo escolar. E, ao descobrir esse Blog, tive de postar – tem mais a ver como uma forma de testemunho, de uma longa caminhada. Nesse período de estudante do Pilar também fui aluno do antigo Centro de Formação Profissional da RFFSA. Posteriormente, em 1990, iniciei meu curso de Licenciatura em História na Antiga Faculdade “Imaculada Conceição” - "FIC", atual UNIFRA. Por força das contingências e da história, movimento da vida, fui para Mato Grosso, na cidade de Sinop. Em 1995, iniciei minha carreira docente em uma universidade estadual, recentemente criada no Mato Grosso, na cidade de Sinop: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Fiz concurso para essa Universidade para a vaga de Metodologia Científica, disciplina que leciono até hoje. Em 1999, dei início a minha qualificação - mestrado - na área de educação, voltando para Santa Maria, só que, nesse período, estudando na UFSM. Ao termino do mestrado, retornei para Sinop e assumi minhas tarefas docentes. Novamente, decidi apreender mais sobre o que é uma universidade. Então "topei" a tarefa de criar e organizar um Campus Universitário em uma cidade chamada Juara, no noroeste de Mato Grosso. E, por cinco anos, apreendendo o que era gestão universitária. Dessa aprendizagem, criamos o curso de Pedagogia nesta cidade, na certeza de ter contribuído para democratizar o ensino superior no Brasil: “um grãozinho de areia” em um oceano, mas significativo para que precisa dele para “mudar o lado da balança”. Terminando essa fase, em 2005, necessitava estudar novamente. Então, fui fazer meu doutorado em educação na UFRGS. Uma experiência maravilhosa e fantástica em minha vida. Ao retornar as atividades docentes na UNEMAT, assumi novamente a tarefa de gestão. E, por 3 anos, estive no cargo de Coordenador do Curso de Pedagogia, do Campus Universitário de Sinop da UNEMAT. E, seguindo a caminhada, hoje, junto com três colegas e amigos de UNEMAT e de vida, coordeno um projeto denominado de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com 80 alunos do curso de Pedagogia. Aproximadamente, um terço de alunos de nosso Curso participa desse lindo projeto financiado pela CAPES, um programa do governo federal. Bem, essas imagens movimentam minha memória de hoje: da professora Jandira de Língua Portuguesa; o professor Stanque; do time vitorioso de vôlei do Pilar; do uniforme branco e marrom. As imagens realmente traduzem muito mais que um momento congelado e capturado e postado em um blog, traduz o movimento da vida em seu processo, das relações que construímos. Sim, a Escola Coronel Pilar fez parte de minha caminha. E tenho orgulho em dizer: "estudei nesta Escola". Meu nome é Marion Machado Cunha.

    ResponderExcluir